O que é jejum intermitente?

Muitas dietas se concentram no que comer, mas o jejum intermitente é quando você come.

 

Com o jejum intermitente, você come apenas durante um horário específico. Jejuar por um certo número de horas por dia ou comer apenas uma refeição alguns dias por semana pode ajudar seu corpo a queimar gordura. E as evidências científicas também apontam para alguns benefícios para a saúde.

 

O neurocientista Mark Mattson estudou o jejum intermitente por 25 anos. Ele diz que nossos corpos evoluíram para serem capazes de ficar sem comida por muitas horas, ou mesmo vários dias ou mais.

 

Nos tempos pré-históricos, antes que os humanos aprendessem a cultivar, eles eram caçadores e coletores que evoluíram para sobreviver – e prosperar – por longos períodos sem comer. Eles tiveram que: Demorou muito tempo e energia para caçar e colher nozes e frutas.

 

Mesmo 50 anos atrás, era mais fácil manter um peso saudável. O nutricionista especialista em jejum intermitente Bruno Rodrigo explica: “Não havia computadores e os programas de TV eram desligados às 23h; as pessoas pararam de comer porque foram para a cama. As porções eram muito menores. Mais pessoas trabalhavam e brincavam ao ar livre e, em geral, faziam mais exercícios.”

 

Existem várias maneiras diferentes de fazer o jejum intermitente para iniciante, mas todas são baseadas na escolha de períodos regulares para comer e jejuar. Por exemplo, você pode tentar comer apenas durante um período de oito horas por dia e jejuar no restante. Ou você pode optar por comer apenas uma refeição por dia, dois dias por semana. Existem muitos horários diferentes de jejum intermitente.

 

Bruno Rodrigo diz que depois de horas sem comer, o corpo esgota suas reservas de açúcar e começa a queimar gordura. Ele se refere a isso como mudança metabólica.

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